Ideal Clube

Histórico

Quando o Ideal Clube foi fundado, em 1931, Fortaleza tinha cerca de 120 mil habitantes. Seus 12 fundadores, Antônio da Frota Gentil, Clóvis de Alencar Matos, João da Frota Gentil, Joaquim Markan Ferreira Gomes, José Meneleu de Pontes Filho, Luiz Gonzaga Flávio da Silva, Maximiniano Leite Barbosa Filho, Meton Alencar Gadelha, Mirtil Meyer, Otávio Menescal da Frota, Pedro Augusto Sampaio e Raul Conrado Cabral, vinham de famílias que, por várias gerações, ocupavam posições de destaque na sociedade cearense. Com uma visão empreendedora, os 12 fundadores empenharam-se no ousado projeto que mudaria a vida social de Fortaleza: a fundação de um clube social moderno. A primeira sede do Ideal foi uma chácara no bairro Damas, longe, na época, do centro da cidade, e construída à margem da estrada de Parangaba.

O primeiro presidente do Clube, Pedro Sampaio, conta, em discurso registrado nos arquivos do Clube, que o Ideal surgiu “à sombra de um telheiro rodeado de frondosos cajueiros e com a água fresca de um tanque feito de cimento, que Luiz Gonzaga da Silva, um dos 12 fundadores, fizera construir para ‘recreio’ seu e de sua família”. Diziam que o tanque era encantado, uma espécie de fonte da juventude. Também contava a lenda que em outros tempos Iracema, a mais famosa personagem de José de Alencar, gostava de descansar debaixo daqueles cajueiros quando voltava do seu banho matinal na lagoa de Parangaba. As pessoas passaram a acreditar que o local transmitia a força juvenil da índia tabajara. Achavam um lugar tão agradável que resolveram fazer ali um clube social, que foi inaugurado com a realização de um grande baile, no dia 3 de outubro de 1931.

Origem do nome do clube

Nesse mesmo discurso, o médico Pedro Sampaio comenta também sobre a escolha do nome do clube, e diz que "os banhistas saíam do tanque sentindo-se rejuvenescidos, pro-clamando as excelências da água milagrosa e com exclamações como: isto é maravilhoso. É uma delícia. É o ideal! E, de tanto repetir essa expressão, o clube recebeu o nome de Ideal". Antes ainda de fixar residência na atual sede do Meireles, o Ideal Clube foi instalado na praia de Iracema, na Rua dos Tabajaras, sendo a sua filial de praia até 1935, mas com a sede das Damas continuando a funcionar. Somente a partir da construção do restaurante na praia de Iracema é que a primeira sede do Clube foi substituída pela atual. A inauguração da sede atual e definitiva, no bairro Meireles, data de 31 de dezembro de 1939, marcado por um grande Baile de Réveillon.

Ideal é sede de grandes eventos sociais

Nos anos 50, Fortaleza já tinha 300 mil habitantes e uma vida social intensa. As famílias elegantes se reuniam em festas cheias de glamour. Eram tempos dos concursos de beleza, e o Ideal sempre sediou os mais importantes, inclusive a escolha da Miss Ceará. Até hoje o Ideal Clube privilegia a beleza feminina, em festas como o Baile de Debutantes, os concursos Glamour Girl e Garota Ideal, que permanecem entre os mais tradicionais do Estado. Palco há 75 anos das mais importantes festas e reuniões sociais, o Clube é símbolo de elegância e charme, resistindo às adversidades e adaptando-se aos novos conceitos de uma administração moderna. Em 1996, quando foi realizada em Fortaleza a XI Reunião da Cúpula do Mercosul, os presidentes dos países membros, e suas equipes, participaram de almoço oferecido no Ideal pelo então governador Tasso Jereissati. Este foi considerado um dos maiores acontecimentos da história do Clube. A festa de entrega do Troféu Sereia de Ouro é outro acontecimento social que o Clube sedia, desde 1971. É uma promoção do Sistema Verdes Mares, que premia todo ano personalidades cuja contribuição para o desenvolvimento do nosso Estado influi sobre a cultura, a ciência, a política, a responsabilidade social e as artes.

Palco há 84 anos das mais importantes festas e reuniões sociais, o Clube é símbolo de elegância e charme, resistindo às adversidades e adaptando-se aos novos conceitos de uma administração moderna. Em 1996, quando foi realizada em Fortaleza a XI Reunião da Cúpula do Mercosul, os presidentes dos países membros, e suas equipes, participaram de almoço oferecido no Ideal pelo então governador Tasso Jereissati. Este foi considerado um dos maiores acontecimentos da história do Clube. A festa de entrega do Troféu Sereia de Ouro foi outro acontecimento social que o Clube sediava, uma promoção do Sistema Verdes Mares, que premia todo ano personalidades cuja contribuição para o desenvolvimento do nosso Estado influi sobre a cultura, a ciência, a política, a responsabilidade social e as artes.

A história do Ideal Clube se funde à própria história do Estado do Ceará, pois ao olharmos para a brilhante trajetória dessa tradicional entidade, resgatamos um passado alegre e fascinante na vida social de Fortaleza. O Ideal já nasceu com o propósito de ser não apenas um local deslumbrante, mas também acolhedor.

Ivens Dias Branco, Empresário

O esporte é parte importante da história do Clube, que sempre incentivou sua prática nas diversas modalidades, tendo em suas equipes atletas de destaque, com participação em campeonatos locais, nacionais e internacionais. O Clube também sempre foi um fomentador da cultura em nosso Estado, realizando eventos de grande relevância, como o Prêmio Ideal Clube de Literatura, que é o maior concurso literário do estado atualmente, constantes lançamentos de livros, além de excelentes eventos oferecidos ao longo do ano nas diversas áreas do conhecimento.

Este texto teve como fonte os livros Ideal Clube–História de uma Sociedade de Vanius Gadelha e É o Ideal! de Marciano Lopes.