Ideal Clube

Estranheza: novo livro de Eduardo Pragmácio Filho lançado no Ideal Clube

Publicado em 11.03.2016

Em parceria com a Faculdade Farias Brito, o Ideal Clube foi o cenário para o lançamento do segundo livro de poemas do advogado Eduardo Pragmácio Filho, intitulado Estranheza (Editora Imprece, 118 páginas). O prestigiadíssimo evento foi realizado no Salão Humberto Cavalcante, no dia 9 de março, uma quarta-feira onde mais uma vez se brindou à poesia em solo idealino.
Na ocasião, autor e obra foram apresentados com muita propriedade pelo poeta e acadêmico Carlos Augusto Viana, membro da Academia Cearense de Letras. A publicação, oriunda da editora Imprece, é dividida em quatro partes: Espanto, Singularidade, Paisagens Extasiadas e Louvação. Para o grande Dimas Macêdo, gênio das letras, “Entre a realidade observada pelo senso comum e a transfiguração concretizada pela escritura poética, existe uma mudança de plano: o campo visual e o sentimento criam uma nova razão, e a estranheza aí se instaura em forma de milagre. O impasse criativo transmuta-se em beleza e a existência se torna mutante, em contraposição à moldura dos processos históricos. A arte, neste ponto, realiza o indizível, e os poetas, afirmativamente, se interpõem nesse contexto como se fossem cosmonautas. Não há como deter os signos da linguagem ou os códigos que a palavra reinventa. Jung, nas suas reflexões sobre a arte, afirmou que seria impossível encontrar alguma reflexão ou algum insight que não tenham passado pela imaginação de um poeta. Eduardo firma-se como um dos principais poetas da sua geração, projetando o Ceará no campo da poesia brasileira, no qual a sua criação se torna um traço distintivo.”
Eduardo Pragmácio Filho também é autor do livro jurídico: A boa-fé nas negociações coletivas trabalhistas  (2011, Editora LTR). Seu primeiro livro de poemas intitula-se Oblívio da Ilusão (2007, Imprece).