Ideal Clube

122 anos da Academia Cearense de Letras comemorados no Ideal

Publicado em 29.08.2016

Foi realizada na noite de 17 de agosto, no Salão Humberto Cavalcante, a solenidade comemorativa dos 122 anos de fundação da Academia Cearense de Letras, a primeira do gênero no Brasil, tendo antecedido até mesmo a criação da Academia Brasileira de Letras.
Na oportunidade, foram homenageados com a Medalha de Beneméritos da entidade as seguintes pessoas públicas: o Secretario de Cultura do Estado, Sr. Fabiano Piúbas; o Secretário da Regional Centro de Fortaleza; o Presidente do Ideal Clube, Amarílio Cavalcante; e a Sra. Suzana Ribeiro; e distribuídas as comendas alusivas do aniversário a todos os acadêmicos presentes. A solenidade foi conduzida pelo Presidente da Academia Cearense de Letras, o bibliófilo José Augusto Bezerra, com o apoio diligente da secretária Cláudia, seguindo o esquema preparado pela Diretora Administrativa da ACL, a escritora Regina Cláudia Fiúza.
O ponto alto do evento foi a entronização do novo Príncipe dos Poetas Cearenses, o Acadêmico José Linhares Filho, eleito por unanimidade dos seus pares, para substituir o saudoso Artur Eduardo Benevides. Linhares Filho foi saudado de forma acurada e apurada pelo poeta e crítico literário Sânzio de Azevedo, e retribuiu com um esplendoroso discurso de agradecimento que prendeu a atenção da seleta audiência. A solenidade foi prestigiada  pela marcante presença de pessoas do mundo empresarial e cultural cearense, como integrantes de academias e sociedades locais, como a Academia Fortalezense de Letras,  o Instituto do Ceará, a Academia Cearense de Medicina e a Sobrames/CE. Ao término, acadêmicos e seus convidados se confraternizaram em um requintado jantar.