Ideal Clube

Em cada carta um poema: a poesia em forma de baralho

Publicado em 10.06.2017

Para quem estava habituado aos formatos convencionais dos livros de poesias, eis que o Ideal Clube inova e apresenta um baralho de poemas. O lançamento deste “livro”, realizado no dia 2 de junho, no salão Humberto Cavalcante, consiste na culminância do projeto Poemas de Mesa 2016/2017.
Segundo o Diretor de Cultura e Arte do clube, Carlos Augusto Viana, na apresentação da obra: “José Telles teve a ideia e o Ideal Clube a abraçou. De sexta a domingo, semanalmente, ao longo de todo o ano, brotam, sobre as mesas do nosso restaurante, sob a forma de cartão-postal, poemas de escritores cearenses  ou de convidados. Trata-se de uma forma de união entre o lazer e a cultura. Agora, reunidos os textos, nós havemos este livro. Nosso agradecimento a Amarílio Cavalcante, por todos os esforços para a construção deste projeto, e ao advogado Raimundo Fernandes – amigo deste clube –, pelo apoio que tornou possível esta empreitada.” 
Como funciona a estrutura do livro? Bem simples, exatamente como qualquer baralho de 52 cartas, só que esse é bem mais especial, pois além de naipes e valores, cada carta vem com um poema de um autor diferente. Somente autores da primeira linha da nossa literatura. Um livro que vale a pena ser jogado ou um baralho que vale a pena ser lido...