Ideal Clube

Révia Herculano lança livro de poemas

Publicado em 03.09.2014

Lançado no Terraço da Cultura do Ideal Clube, na noite de 3 de setembro, o livro da especialista em Literatura, Révia Herculano, Solo Sagrado. Trata-se de uma coleção de poemas que evoca a tradição da epopeia. A musa de Révia Herculano é a história e, no caso deste livro, a trajetória política, social e religiosa da região do Cariri e do homem que a moldou: o Padre Cícero Romão Batista.

A poeta fala de seu livro como um historiador de uma tese. Antes de escrever os versos de sua obra, Révia mergulhou em livros sobre o tema, como o clássico “Milagre em Joaseiro”, do brasilianista norte-americano Ralph Della Cava.

Em busca de Padre Cícero, da beata Maria de Araújo e da fé dos romeiros, ela percorreu as ruas do Crato e de Juazeiro do Norte e enfrentou mesmo uma estrada carroçável para chegar ao lugar onde ficava a comunidade do Caldeirão, liderada pelo beato José Lourenço e arrasada, tal qual aconteceu a Canudos, pouco tempo antes. A pesquisa durou dois anos e foi uma espécie de continuação de outra, empreendida pela autora também para a escrita de um livro de poemas. 

Canudos, o Caldeirão e a Sedição de Juazeiro, foram inspiradores para Révia, a perplexidade com a fé e a bondade das pessoas, a beleza da entrega e a necessidade que elas têm de um messias.