Ideal Clube

Tupinambá Barreira é o novo presidente do Conselho Consultivo

Publicado em 23.05.2019

Presidente do Ideal Clube no início dos anos 80, Tupinambá Barreira é o novo presidente do Conselho Consultivo idealino.

Essa matéria surge, também, com a intenção de prestar uma homenagem ao saudoso presidente Luciano Barreira, que esteve à frente do leme idealino de 15 de fevereiro de 1978 a 14 de maio de 1979. Luciano nos deixou no dia 13 de abril último, sendo até então o presidente do Conselho Consultivo do clube. Com o seu falecimento, o irmão, TUPINAMBÁ BARREIRA, assume a presidência do Conselho Consultivo, como manda o Estatuto, por ser ele o decano ex-presidente da executiva. 

José Tupinambá Gomes Barreira foi presidente do Ideal Clube por um curto período, de 28 de outubro de 1983 a 17 de fevereiro de 1984. Ele era o vice-presidente administrativo de Phillipe Raymond Boris, que desistiu da presidência, deixando para Tupinambá a missão de gerir o clube até que se findasse aquela gestão. 

Tupinambá e Luciano Barreira eram mais do que irmãos, eram grandes amigos. Por isso iniciamos dizendo que, de certa forma, homenagearíamos Luciano. Tupi, como é chamado pelos mais próximos, nos contou que todas as semanas desciam para um passeio pela Beira-mar, ele e o irmão Luciano, inclusive poucos dias antes de sua partida. “Será uma honra assumir a presidência do Conselho Consultivo, espero poder contribuir de alguma forma e, sobretudo, honrar a saudosa lembrança de meu irmão”.  

Frequentador assíduo do Ideal Clube desde os tempos de moleque, Tupi afirma ter sido “tudo” no clube, praticamente todos os seus amigos são oriundos do Ideal. Morador da Rui Barbosa, era só andar poucos passos para chegar no clube e por lá passar o dia inteiro brincando com os amigos de infância. Futebol, piscina, paquerar as meninas, aprontar... Tupi relembra os bailes de carnaval, as tertúlias e as elegantes festas de réveillon, que recebiam até mesmo presidentes da República. Casado com Teresa Algecy  há 53 anos, conheceu a esposa no Ideal e os olhos brilham ao lembrar deste fato, como quem volta ao passado por alguns segundos e o revive com brilho. 

Grande entusiasta do esporte, uma das marcas de Tupinambá como gestor do Ideal foi investir em todas as modalidades do clube, tendo promovido vários eventos e conquistado títulos importantes. Ele relembra que naquela época o clube organizava muitas viagens com delegações esportivas para outros estados, algo que agregava muito o associado, pois, além dos atletas, os familiares também viajavam juntos. 

Aposentado do Ministério das Comunicações, Tupi vive bem a sua aposentadoria, reúne-se semanalmente com amigos no Ideal para um carteado ou para interações no restaurante, algo que compara como sendo a sua terapia. Agora, como presidente do Conselho Consultivo, poderá contribuir com boas ideias para o clube.