Ideal Clube

ADALBERTO CARTAXO MAMÃO: O TENISTA PROFESSOR E O PROFESSOR TENISTA

Publicado em 09.08.2021

Nascido Adalberto Cartaxo, em 25 de março de 1969, mas todos o conhecem como “Mamão”. Tornou-se uma referência quando o assunto é a prática do tênis no Ceará. 

Mamão começou a sua carreira aos 11 anos como boleiro no Círculo Militar a convite do professor Juarez Xavier. Com o tempo, viu despertar o seu talento com a raquete e passou a jogar tênis com notável desenvoltura. Aos 14 anos, disputou o seu primeiro torneio e já conquistou um 2º lugar na categoria Estreante. Foi o Troféu Douglas Marshall, nas quadras do  Ideal Clube. 

Neste mesmo período, ainda com 14 anos, a convite do sócio Overton Mota, saiu do Círculo Militar e veio trabalhar no Ideal Clube como boleiro. E ali começava uma longa e bela história...

Aos 16 anos, Mamão viajou para todos os estados do Nordeste para disputar importantes torneios. Também disputou edições do Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais. Neste ano, o jovem garoto de Fortaleza se destacava como 20º no ranking nacional.

Sua atuação como professor de tênis teve início após estagiar com os experientes professores Ivonildo, Carlos Ferreira e Haroldo Maciel. Aos 19 anos se consolidou como professor e foi contratado pelo Ideal na gestão do presidente Dedé Barros de Oliveira, em 1988. Hoje, podemos dizer que a história de Mamão está diretamente ligada com a história idealina.  

Casado há 28 anos com Glicy Porto, Mamão é pai de três filhos: André, Felipe e Bruno. E, como um fruto não costuma cair longe da árvore, seu filho André Cartaxo também enveredou para o lado do tênis, tendo feito sua formação com o pai nas quadras do Ideal e já tendo uma série de títulos na bagagem. Já Bruno acabou aderindo à prática do Beach Tênis e vem se destacando em várias competições. 

Em uma profícua parceria com o professor Beto, Mamão ajudou a tornar o Ideal Clube um espaço de excelência na prática do tênis em Fortaleza. Atualmente, mesmo com os efeitos da pandemia, ele conta com uma turma de 35 alunos, de um limite de 40. Além das aulas diárias, também está à frente da organização da Copa Ideal de Tênis (que é jogada no mês de aniversário do clube), a Copa Mamão Bol, a Copa Pais e Filhos e a Copa CLDO. 

Gostaríamos de encerrar matando a curiosidade de muitos e responder por que o seu apelido é Mamão, no entanto, mesmo que tivéssemos provocado a sua memória, o bom tenista disse não lembrar o motivo e muito menos quem o apelidou assim, só lembra que foi no Círculo Militar, quando ainda era boleiro. Tudo bem, Mamão! A memória da gente é assim mesmo, tanto é que muita gente até esquece quem é esse tal de Adalberto Cartaxo.