Ideal Clube

Cesar Ary e seu livro Resenha Histórica das Imigrações no Brasil

Publicado em 05.08.2021

Publicado em um difícil momento da história mundial, em um cenário caótico de pandemia, o livro Resenha Histórica das Imigrações no Brasil surgiu como um sopro positivo vindo de alguém que preferiu criar, escrever e produzir do que ficar se lamentando em meio a um duro isolamento social. Este bem-aventurado é o grande engenheiro idealino Cesar Aziz Ary, que surpreendeu muita gente com a sua célere e eficiente empreitada literária. 

Nesta obra, Cesar Aziz Ary, por meio de sua ampla pesquisa, faz um passeio pela história das imigrações no Brasil, apresentando importantes informações sobre os povos italianos, portugueses, espanhóis, alemães, japoneses, poloneses, franceses, ucranianos, holandeses, comunidade judaica, belgas, chineses, russos e, claro, os libaneses. Esses 14 povos foram escolhidos por serem os mais numerosos no Brasil. O autor faz questão de esclarecer, logo no início do livro, por que o povo africano e o indígena não fazem parte dessa relação de imigrantes. 

Seu projeto de estudar a questão das imigrações não se inicia neste livro, há alguns anos lançou uma verdadeira jóia literária ao contar a história dos libaneses no Ceará. Mais do que um livro, uma riquíssima aula de história sobre a construção da nossa gente. Príncipes da Mente – As famílias Libanesas do Ceará é o título da jóia, trazendo a informação de que há mais de 19 mil descendentes libaneses no Estado e também identificando mais de 100 sobrenomes de origem sírio-libanesa compondo a atual identidade do povo cearense. 

No prefácio do novo livro de Cesar Ary, o escritor Jeff Peixoto escreveu: “(...)Um livro escrito em um momento tão difícil da história mundial, quando a separação e o isolamento das pessoas se fez obrigação, vem como uma vacina literária que aproxima outra vez os povos por meio de suas histórias. Cesar Aziz Ary conclui mais uma longa e eficiente estrada, curta, de acesso rápido e fácil, sendo a topografia do terreno perfeita, com um traçado especial que só a experiência é capaz de produzir. O engenheiro é o escritor. A estrada é o livro”. 

Resenha Histórica das Imigrações no Brasil foi o quinto livro publicado por Cesar Aziz Ary, que tinha data marcada para a noite de lançamento no Ideal Clube, mas que, devido ao decreto governamental com medidas de prevenção ao coronavírus, acabou sendo cancelada. No entanto, o autor já prepara uma novidade para breve, justamente um novo livro que já se encontra no prelo e é intitulado Resenha Ilustrada de uma Longa Jornada. A torcida é para que possamos ter um duplo lançamento desta vez. Os leitores  agradecem.