Ideal Clube

Crea-CE presta homenagem ao saudoso Humberto Cavalcante

Publicado em 16.03.2016

Foi realizada, na manhã do dia 27 de fevereiro, a cerimônia de nominação da sala de atendimento da Inspetoria Regional Metropolitana II do Crea-CE, localizada no município de São Gonçalo do Amarante. A sala recebeu o nome do engenheiro civil Francisco Humberto Montenegro Cavalcante.
Um momento muito importante para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), tendo em vista que esta já é a terceira homenagem realizada nesta inspetoria desde a sua inauguração. Dois grandes nomes da engenharia civil também já foram homenageados no local, são eles: José Lino da Silveira Filho e Emanuel Oliveira de Arruda Coelho.
Depois da inauguração da Inspetoria de São Gonçalo, o Crea-CE manteve a ideia de continuar homenageando profissionais que foram fundamentais para engenharia em todo o estado, sendo assim, seus nomes serão lembrados honrosamente em cada nova instalação entregue pelo conselho, informou o presidente da autarquia, Victor Frota Pinto.
O presidente do Crea-CE,  agradeceu a presença de todos e falou sobre o  relacionamento cordial e a parceria com o homenageado. “Sinto-me gratificado por poder fazer esta justa homenagem ao meu saudoso amigo”.
Logo em seguida, o professor e poeta, Juarez Leitão, aproveitou também para saudar  o público e fez o uso da palavra para demonstrar a importância do homenageado para todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo “Quem foi Humberto Cavalcante? Alguém haverá de dizer. Aqui no Ceará existiu um homem que trafegou pelas veredas verdes da alegria, e foi na verdade um extremo semeador da bem querença, foi um fazedor, um plantador de amizades".
O ministro emérito do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, relembrou momentos vividos com Humberto, nos quais, a amizade, a solidariedade e a simplicidade de ser, sempre foram destaques na sua personalidade. Lúcio Alcântara, ex governador do estado do Ceará contou sobre o seu convívio muito próximo com Humberto, e enfatizou ainda mais seu bom humor, alegria e otimismo. “Gostava de se relacionar com as pessoas, fazer amizades, articular acontecimentos. Uma pessoa muito especial. Amigo, colaborador, uma pessoa que me ajudou bastante em todas essas lutas que nós enfrentamos”.
Durante a cerimônia o presidente do Crea-CE, Victor Frota Pinto entregou para o representante da família uma placa em homenagem aos serviços prestados pela engenharia no Ceará e no Brasil, ao sistema Confea/Crea. Nesta placa está escrito: “O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará faz homenagem ao Engenheiro Civil Francisco Humberto Montenegro Cavalcante (in memorian) em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à engenharia civil e ao sistema Confea/Crea”.